O que escrever no convite de casamento? (parte II)

O que escrever no convite de casamento? (parte II)



Vocês finalmente resolveram todas as informações do convite e estão muito felizes que a questão da papelaria finalmente foi resolvida! Até que a designer ou calígrafa pergunta como devem estar escritos os nomes dos convidados… Mas como assim? Pois é. Não basta fazer a lista de convidados, você e seu(sua) noivo(a) precisam decidir como o nome de cada convidado vai estar escrito e como as famílias serão organizadas em cada envelope.


Pra começar, vale a mesma reflexão do post anterior: como vocês os convidariam se estivesse fazendo isso pessoalmente? E como será o casamento de vocês? É interessante que a formalidade dos convites siga o padrão da festa, para que fique bem claro a que tipo de evento seus convidados estão sendo chamados.


Em seguida, eu sugiro os seguintes passos:



1. Dividam os convidados em famílias

Isso geralmente significa dividir os convidados por residência, ou seja: um convite para todos que moram na mesma casa.


Quando uma dessas pessoas é sua madrinha ou padrinho...

Pensem se faz sentido manter ou retirar o nome dela daquele convite, afinal, as madrinhas e padrinhos recebem convites individuais. Por exemplo: se sua única irmã for madrinha, acho natural que ela tenha um convite individual e seus pais outro; mas se sua prima, que tem uma irmã, for madrinha, talvez seja mais bacana manter o nome dela no convite da família — simplesmente porque, ao meu ver, ficaria estranho um convite com o nome da família toda menos o dela.



2. Utilizem os primeiros nomes e a conjunção “e”

Simples assim. Utilizem os primeiros nomes, separem com vírgulas e usem a conjunção “e” ou “&” antes do último nome daquele convite. Caso vocês queiram formalizar um pouco mais, podem utilizar nomes completos e/ou pronomes de tratamento como “Sr.” e “Sra.” (não vou me aprofundar, mas esse post do blog Mariée explica melhor como geralmente são utilizadas as nomenclaturas).


Quando o convidado tem muitos filhos ou você não é tão próxima deles… 

Você pode substituir o nome dos filhos (que moram na mesma residência) por “e família”, como, por exemplo: “Bella & família” ou “Marie, Nicolas e família”. Vale lembrar que a tradição sempre foi utilizar essa expressão para solteiros ou casais que moram com seus filhos (solteiros) e ponto, mas eu acho tão estranho nos dias de hoje deixar de mencionar os nomes dos filhos; vocês não acham? Então minha sugestão é usar o termo quando há muitos filhos, quando vocês não são próximos ou sequer se conhecem. Só tenham em mente que esse tipo de descrição é um pouco vago e pode abrir espaço para diversas interpretações, então tomem cuidado ou deixem claro verbalmente quem vocês estão convidando. Ou simplesmente escrevam o nome de todos no envelope, não é mesmo? Me parece tão mais educado assim. 



3. Pensem se vão diferenciar os convidados especiais

Como madrinhas, padrinhos, avós e parentes mais próximos. Para as madrinhas e padrinhos, vocês podem usar antes dos nomes “à querida madrinha…”, “ao querido padrinho…” ou “aos queridos padrinhos…”. Para avós, “à amada avó…”, ou “ao meu amado avô…”. Para outras pessoas, pode ser “à querida amiga…”, “aos queridos pais…”, “à querida irmã…” e por aí vai.



4. Qual nome vem primeiro?

O indicado é que seja o nome de quem vocês são mais íntimos. Se estamos falando de um convite endereçado para uma mulher e um homem, sendo que ambos são muito próximos de vocês, eu diria: primeiro as damas.






Se você chegou até aqui e não entendeu nada: calma. Pode ser que você tenha olhado outros blogs ou ouvido outras sugestões. É bom deixar claro aqui que esses são os passos que funcionam para mim e que eu acredito que fazem sentido nos dias de hoje, onde quem banca e convida para o casamento são os próprios noivos, que escolhem a dedo cada convidado.


Caso queira ver alguns exemplos de envelopes endereçados, você pode dar uma olhadinha no meu portfólio. Se você tiver qualquer dúvida ou sugestão sobre o assunto, comenta aqui embaixo ou me manda por e-mail ou Instagram



Bom dia,

1 Response

  1. I delight in the data on your site. Cheers.

    BrianTig 15 horas ago

gostou?