Casamento Eco: Flávia & Gabriel

Casamento Eco: Flávia & Gabriel



Desde o início do planejamento, a Flávia já sabia que queria um casamento sem lixo e sem itens desnecessários; o Gabriel e todos os fornecedores logo abraçaram a ideia e começaram a pensar em como fariam isso acontecer.


O planejamento da celebração da Flávia e do Gabriel não foi feito pensando somente no antes e durante o casamento, mas também no pós. “Por ele ser sustentável, repensamos tudo que é tradicionalmente utilizado em um casamento, escolhemos materiais que poderiam ser reciclados, reutilizados e reduzidos após a festa”.


Em relação à papelaria, “desde o começo eu tinha em mente que o convite seria enviado pelo WhatsApp, pois muitos amigos e parentes não moravam em Brasília, onde foi o casamento. Já em relação aos outros itens da papelaria, optamos pelos que pudessem ser compostados, plantados e também reciclados” — como os leques impressos em papel semente.



fotos: Gabriel Pelaquim



Rô: Porque vocês escolheram viver um casamento sustentável?

Flá: Na verdade, foi uma extensão do que já vivíamos dentro de casa. Quando comecei o planejamento, vi que muitos itens não seriam necessários e me preocupou muito a quantidade de resíduo que poderia ser gerado em um único dia.


Foi pensando em deixar o dia ainda mais especial e transmitir esse amor para o nosso futuro como casal, mas também para o futuro do nosso planeta e para todos os convidados ali presentes, que optamos por um casamento sustentável. 



R: Como a busca por um casamento sustentável deixou a celebração mais especial?

F: Acredito que me fez repensar várias coisas da minha vida em geral. Às vezes fazemos coisas no automático e nem percebemos o quanto pode ser prejudicial para o meio ambiente.


Me aproximou mais do manual, uma atividade que amo fazer, mas muitas vezes não sobra tempo, e que trouxe mais personalidade para o casamento. Me fez refletir o quanto às vezes projetamos um dia tão grandioso, sendo que o que importa mesmo é a união e o amor. Foi nisso que eu me apeguei para planejar: pensando em como eu gostaria que fosse o futuro do meu casamento e das pessoas que eu tanto amo.


“Um casamento sustentável é sobre trazer mais essência e menos desperdício. Mais personalidade do casal e mais consciência para todos ali presentes.”



R: Qual foi o maior aprendizado que seu casamento eco te trouxe?

F: Que é possível, sim, fazer um casamento sustentável. Por mais estranho que isso pareça, no começo não foi fácil, eu não tinha muitas referências ou conhecimento, nenhum fornecedor havia trabalhado com esse tema antes e, então, foi tudo criado e pensado em conjunto.


Também aprendi que um casamento sustentável pode ser da forma que você sempre sonhou, ficar lindo e muito mais especial. 



R: O que você mais amou sobre o seu casamento?

F: Eu amei o planejamento, toda a busca por materiais. Pensar em como substituir ou o que eu poderia fazer de diferente foi muito especial. Também tive a participação ativa da minha mãe, que me ajudou muito e fez muitos itens do casamento, como as mandalas, que acredito que foi a parte mais linda de todas.




fotos: Gabriel Pelaquim



Além de noiva sustentável, a Flá também é fundadora do primeiro blog brasileiro especializado em Casamento Sustentável, virginiana, inspiradora, Consultora Lixo Zero e estudante de pós-graduação em Sustentabilidade e Meio Ambiente.


Por isso ela foi a minha escolhida para a primeira publicação da série Casamento Eco ✨ Senti de começar essa série de conteúdos para trazer cases de casamentos sustentáveis reais brasileiros, como inspiração para as noivas e noivos que querem viver esse dia de maneira mais consciente.



Bom dia,

gostou?